terça-feira, 22 de setembro de 2015

Desconhecimento / Descrença das Escrituras

As pessoas "cristãs" em nossos dias dizem conhecer a Bíblia, mas uma pesquisa mostra que não a conhecem, ou pior, creem que nela apenas alguma coisa é verdadeiramente crível. Conforme a pesquisa, apesar de crerem na realidade do céu após a morte, alguns acreditam que é possível alcançá-lo por outros meios que não a fé em Jesus. Importante destacar que nesse ponto a pesquisa não diz que se trata de pessoas adeptas a uma teologia liberal.

Entre outras coisas as pessoas nessa pesquisa não acreditam no inferno, veem-se como pessoas boas, e enxergam a Deus como um ser irado que pode por um pequeno pecado lançá-las no inferno (apesar de sua conversão). Para maiores curiosidades quanto a crença dessas pessoas acessem o link da pesquisa:

http://noticias.gospelprime.com.br/pesquisa-evangelicos-doutrinas-basicas/

Primeiramente, quero começar a comentar a pesquisa a partir da crença das pessoas. Não há como aceitar que alguém diga que não aceita a Bíblia como verdade e crê em parte do que ela instrui. Ou partimos do pressuposto de que ela é verdadeira ou a rejeitamos como um todo. Não há como fazer uma seleção do que é ou não válido. Também não é possível aceitar a Bíblia como um livro divinamente inspirado (2 Timóteo 3:16 e 2 Pedro 1:21) e crer que todos os demais livros religiosos o são, pois há que negar a "verdade" que consta em cada um deles.

Não há um "deus" que seja reverenciado por todas as religiões cada um a sua maneira (Tiago 2:19 e Deuteronômio 6.14), senão o que haveria seria um deus louco que para cada grupo dá mandamentos distintos, que cobra de cada um uma forma de salvar-se (e para alguns não haveria condenação). Ou cremos que há uma só vida (Hebreus 9.27) ou cremos que há a possibilidade de reencarnação.

Outra heresia aceita por alguns é que Jesus não era Deus ou não era homem de verdade. Todavia João 10.30 nos diz outra coisa "eu e o Pai somos um", bem como que ele tornou-se carne (humano) e que ele é criador e não criatura (João 1.2,14). Se Jesus não fosse Deus, não poderia perdoar pecados e nos salvar, todavia se ele não fosse humano, nós continuaríamos sendo condenados pois um ser humano tinha que pagar os pecados de sua raça. E mais, ele não poderia ter pecado, senão qualquer humano poderia pagar o preço.

O Espírito Santo, que algumas pessoas dizem ser uma energia, uma força ou qualquer outra coisa, é uma pessoa e faz parte da trindade (Mateus 28.19). Muitos pensam que ele somente agiu a partir do período do Novo Testamento, mas em todo Antigo Testamento podemos ver menção ao agir do Espírito (Gênesis 1.2 e Isaías 11.2). Da mesma forma Cristo se manifestou durante o período do Antigo Testamento, ainda que não sendo chamado de Jesus, Cristo ou messias (Gênesis 32.28, Josué 5.13-15 e João 1.3).

A salvação não vem por iniciativa própria do homem. Deus não olha com bons olhos aqueles que são "bons", porque todos pecaram e ninguém é capaz de fazer o bem (Eclesiastes 7.20, Salmos 14.3 e Romanos 7.19). Se Deus não agir não há conversão, nem arrependimento de pecados (João 16.8).

A última crença incorreta dos pesquisados é que não precisam da igreja, que o sermão ouvido não lhes impõe responsabilidade e que podem interpretar a Bíblia como bem desejarem. Se quiserem ler as Escrituras como bem desejam apenas estão cavando a própria sepultura (2 Pedro 2.12 e 2 Pedro 3.16). Quando da leitura da Bíblia deve-se fazer exegese e não eisegese, explico, devemos ir no texto e extrair deles lições que ele ensina e não criar doutrinas, ensinamentos e correr para o texto para tentar validá-los. Conforme ouvi certa vez, quem usa o texto como pretexto para seu próprio texto faz "exejegue". E isso é condenado pelas Escrituras (II Coríntios 11.4 e Gálatas 1.7). A igreja existe não porque não há salvação fora da instituição, mas porque é nela que temos comunhão, que partilhamos o pão, que somos exortados e auxiliados nos momentos difíceis e demonstramos que fazemos parte de uma família, a família de Deus (Atos 4.32, Efésios 4.2 e Filipenses 2.15).

Todo o desconhecimento das Escrituras provém, também, da falta de conhecimento da história, especialmente da história da igreja. Se todos a conhecessem, veriam que sempre houve líderes que criavam heresias que tinham que ser combatidas. Isso gerou a necessidade de elaborar os credos, que nada mais são do que as confissões de fé. Através deles podemos ler a Bíblia tendo ciência de que não estamos a interpretando de maneira aleatória (principalmente se não temos livros que nos instruam sobre cada livro da Bíblia - quem escreveu, situação histórica, para que/quem).

Hoje, com a internet podemos ler a Bíblia a partir de uma ótica correta, pois há sites diversos com material confiável e útil (claro que nem todo site é bom/confiável). Termino o texto lhe convidando a ler mais a Bíblia para conhecê-la e descobrir alguns sites bons com comentários bíblicos, artigos interessantes e relevantes, parte de história da igreja, doutrinas sólidas e firmadas nas Escrituras Sagradas e outras coisas mais para quem tem sede de buscar a Deus de maneira correta.

http://voltemosaoevangelho.com/blog/

http://www.ministeriofiel.com.br/bibliotecajoaocalvino/

http://monergismo.com/

http://tempora-mores.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário